Abordagem Biopsicossocial da Dor em Saúde

A quem se destina

Fisioterapeutas e profissionais da área da saúde

Objetivos do curso

• Apresentar aos Fisioterapeutas e profissionais da área da saúde conhecimento adequado e atualizado sobre conceitos (taxonomia – IASP) e manejo adequado da dor (ênfase em dor lombar crônica inespecífica) segundo a neurociência (reconceitualizar a dor);
• Informar Fisioterapeutas e profissionais da área da saúde enquanto ao processo de avaliação, diagnóstico e abordagem segundo o modelo biopsicossocial em saúde com base na Neurociência;
• Para tanto, discutiremos aspectos fundamentais sobre a abordagem biopsicossocial da dor em saúde;
• Ressignificar a dor, ou seja, apresentar aos profissionais da saúde conhecimento adequado e atualizado sobre os conceitos e manejo da dor segunda a neurociência;
• Apresentar um subgrupo de pacientes cujos sintomas persistentes são influenciados por crenças, emoções e padrões comportamentais mal adaptativos (patológicos) (Nielsen et al. 2014);
• Apresentar ao Fisioterapeuta, em especial, que ele pode e deve ser visto como aquele profissional que trata a alteração no movimento e na função que podem estar alterados pelos aspectos psicossociais;
• Praticar habilidades de comunicação fundamentais na relação entre profissionais da saúde e pacientes;
• Despertar o profissional da área da saúde para uma nova proposta de abordagem clínica enquanto ao manejo adequado da dor persistente;

1º Parte

• Apresentação dos objetivos propostos pelo curso: Abordagem Biopsicossocial da Dor em Saúde.
• O que é dor? Subjetividade: A arte e a dor.
• Conceitualizando a dor: Como a dor foi e é definida atualmente? (novas propostas)
• Classificando a dor: Como podemos classificar a dor enquanto a duração?
• Como tipificar a dor enquanto a sua origem?
• Outros fenômenos neurofisiológicos.
• Característica da dor.
• Você trata: Mas afinal, sabe definir o que é dor lombar?
• Dor lombar: Como classifica-la?
• A gênese da dor: O que é uma dor lombar de origem específica e inespecífica?
• Contextualizando a dor: Do modelo cartesiano de Rene Descartes (1662) à Neuromatrix da Dor.
• Afinal, a dor é um problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo (epidemiologia)?
• Dor e analgésicos opióides: Consumo indiscriminado (parte I).
• Onde está a falha, isto é, por que existe uma epidemia de dor crônica assolando mundo (“um enorme
elefante na sala”)?
• Estou com dor lombar: Onde eu vou?
• A busca incessante do modelo biomédico visando identificar uma causa patoanatômica: Existe dificuldade em explicar a dor aos profissionais da saúde e pacientes com os modelos de educação atuais?
• Eu fui ensinado que a dor só existe por que estou machucado: “Dor e nocicepção são sinônimos? É preciso reconceitualizar?”
• Uma breve história no tempo: “Do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial em saúde: Modelos de Educação em Dor.
• Incógnita: Os profissionais da saúde estão capacitados para uma abordagem clínica mais abrangente, isto é, uma investigação clínica além dos constructos patoanatômicos?
• Afinal, o que é o modelo biopsicossocial de saúde?

2º Parte

• É preciso entender que no processo clínico investigativo existe um abismo entre detecção e tratamento. “Múltiplas experiências individuais: Fatores modificáveis e não modificáveis pelo profissional da saúde/paciente.”
• O que difere o modelo Biopsicossocial da educação em dor com base na neurociência?
• Quais fatores psicossociais medeiam a dor e a incapacidade? “Múltiplos aspectos de uma experiência de dor individual.” Fatores modificáveis e não modificáveis.
• Como avaliar um paciente com dor crônica?
• Como detectar fatores biológicos, psicológicos e sociais relevantes?
• Qual o propósito do uso de questionários de dor na avaliação de pacientes com sintomas crônicos?
• Quais são os aspectos que interferem na adesão ao tratamento?
• Por que e quando encaminhar o seu paciente a um psicólogo em casos de dor crônica?
• Dor crônica e depressão, uma via de mão dupla.
• Comecei a tomar e não parei: Quem está monitorando os meus remédios para dor? (Analgésicos opióides: Parte II)
• Não durmo, e agora? O sono e a dor.
• O que “tratar” – intervir – abordar – manejar (ênfase: Educação em Dor)?
• Como “tratar” – intervir – abordar – manejar (ênfase: Educação em Dor)?
• Abordagem Biopsicossocial (multimodal) no manejo da dor crônica.
• Quais estratégias terapêuticas podem atuar na regulação cognitiva-emocional (ênfase: Educação em Dor)?
• Quais estratégias terapêuticas podem atuar na regulação do controle-motor (ênfase: Educação em Dor)?
• Existe uma sequência de abordagem clínica ideal (estudo de caso)?
• Revolução em dor: Educação sobre dor.
• O quão bons somos na comunicação?
• Sistemas de avaliação para Dor (ênfase em dor lombar crônica inespecífica: Terapia CognitivoFuncional | CFT).
• Tiro ao alvo: Será que estamos mirando no alvo errado?
• Encerramento: Os objetivos propostos no curso foram alcançados?
• Sugestão de conteúdos a serem explorados: Dor e achados em exames de imagem? Existe causalidade?

PROF. MSC. LEONARDO AVILA

Fisioterapeuta – CREFITO 175488-F

Doutorando em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado (2012/2) e Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/CEFID (2015/1). Área de concentração do mestrado: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia. Fundador e diretor científico do Centro Especializado em Dor e Coluna® em Florianópolis/SC desde 2013/2, atuando nas áreas de Neurociências da dor, Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Manuais.

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